O vice-presidente Popov disse que a oferta pode ser apresentada aos clientes até o final de junho.
Sberbank, o maior banco da Rússia, vai entrar na onda das criptomoedas e permitir que investidores comuns comprem e vendam moedas digitais nas próximas semanas.
De acordo com o vice-presidente do banco, Anatoly Popov, essa oferta estará disponível para os clientes até o final de junho. Imagine só, poder comprar e vender ativos financeiros digitais (DFA) na plataforma do Sberbank!
Sberbank avança
O Sberbank já vem planejando essa novidade há algum tempo. Inicialmente, eles queriam lançar essa oferta no final do primeiro trimestre deste ano, mas acabaram adiando um pouco. Agora, parece que finalmente vamos ter essa funcionalidade no mês que vem. A notícia foi confirmada por Anatoly Popov – vice-presidente do conselho – que disse à TASS:
Se falarmos de pessoa física, então no segundo trimestre, acreditamos, em junho, essa função será aberta para pessoa física. Os indivíduos terão a oportunidade de comprar ativos financeiros digitais e vendê-los.
Anatoly Popov
O Sberbank planejou inicialmente introduzir a oferta no final do primeiro trimestre deste ano, alegando que “traria liquidez para a plataforma do banco”. Alexander Vedyakhin – primeiro vice-presidente da organização – disse no ano passado:
Precisamos dar aos indivíduos a oportunidade de acessar essas plataformas. A Sber dará essa oportunidade no final do primeiro trimestre de 2023, talvez no início do segundo trimestre. Isso é março-abril. Acho que os primeiros investidores entrarão em nossa plataforma CFA e, consequentemente, chegarão lá com liquidez.
Alexander Vedyakhin

Movimentos anteriores no universo cripto
Essa não é a primeira vez que o Sberbank se aventura no mundo das criptomoedas. Eles já buscaram aprovação para lançar sua própria moeda digital e até criaram um ETF (Exchange-Traded Fund) focado em blockchain, que permite aos investidores acompanhar o desempenho das principais empresas de criptomoedas sem precisar comprar e manter tokens.
Posteriormente, o banco obteve uma licença em 2022 que permite emitir e trocar criptomoedas. Sergey Popov – Diretor da Divisão de Negócios de Transações, Sberbank – deu mais detalhes:
As empresas poderão fazer sua primeira transação em nossa plataforma blockchain daqui a um mês. Estamos apenas iniciando nosso trabalho com ativos digitais, percebendo que um maior desenvolvimento requer adaptação da estrutura regulatória atual. Para isso, estamos prontos para trabalhar em estreita colaboração com os órgãos reguladores e executivos.
Sergey Popov
Nas redes sociais
O Influenciador e especialista em Cripto Jader Nogueira também mencionou o acontecimento em uma postagem no seu Twitter:
🚨O maior banco da Rússia, o Sberbank voltará a aceitar negociações em criptomoedas ..
— Jader nogueira (@Ojadernogueira) June 8, 2023
Eu falo ou vocês falam? 😶🌫️🤫🔥🚀